atividades desenvolvidas pelo cras
Atendimentos individuais;
Visitas domiciliares e institucionais;
Encaminhamentos à rede sócio-assistencial;
Reuniões e ações comunitárias;
Palestras voltadas às famílias e à comunidade;
Oficinas de convivência e de trabalho sócio-educativo;
Campanhas sócio-educativas;
Incentivo à geração de trabalho e renda, através de capacitação e intermediação de mão de obra;
Articulação e fortalecimento de grupos sociais locais.
CRAS
O Centro de Referência da Assistência Social é uma unidade pública que atua com famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando a orientação e fortalecimento do convívio sócio-familiar.
Atende famílias que, em decorrência da pobreza, estão vulneráveis, privadas de renda e do acesso a serviços públicos, com vínculos afetivos frágeis, discriminadas por questões de gênero, idade, etnia, deficiência, entre outras. Cada unidade do CRAS conta com assistentes sociais, psicólogos, estagiáriose pessoal de apoio. Os recursos para implantação e manutenção dos CRAS são provenientes do Governo Federal, através do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome ( MDS), da Prefeitura de Salvador e do Governo do Estado.
Os objetivos dos CRAS são:
a Promover o acompanhamento sócio-assistencial de famílias em um determinado território; a Potencializar a família como unidade de referência, fortalecendo vínculos internos e externos de solidariedade; a Contribuir para o processo de autonomia e emancipação social das famílias, fomentando seu protagonismo; a Desenvolver ações que envolvam diversos setores, com o objetivo de romper o ciclo de reprodução da pobreza entre gerações; a Atuar de forma preventiva, evitando que as famílias tenham seus direitos violados, recaindo em situações de risco.
Quais as tarefas do assistente social no CRAS:
1) Acolher, oferta de informações e realização de encaminhamentos às famílias usuárias do CRAS;
2)