Mediação de conflitos
Existem diversos métodos de mediação de conflitos, existe aquele onde uma terceira pessoa, escolhida por ambas as partes funciona como um mediador, sem dar qualquer tipo de sugestão. A conciliação, onde o conciliador buscar maneiras de compor o litígio entre as partes. Além disso, existe a arbitragem, onde a decisão da melhor maneira de resolver o problema fica a cargo de um arbitro e onde as partes assinam termos se comprometendo com a decisão proferida e de não buscar mais meios judiciais.
Lembrando que a mediação de conflito é feita por profissionais qualificados e preparados para tal procedimento.
Para nós estudantes de direito é fundamental entendermos o que é e qual a importância da mediação, para percebermos que em determinados casos é melhor buscar o consenso, do que partir para uma ação judicial, cujo o resultado pode ser mais demorado e oneroso para as partes.
Em todo o mundo a justiça se tornou mais acessível a população, fazendo com que o número de ações nos órgãos judiciários crescessem a níveis tão altos que acabou sobrecarregando a justiça e tornando-a ainda mais lenta. Nesse sentido, a mediação de conflito, surge como uma maneira de solucionar possíveis problemas, através do diálogo e busca por um consenso entre as partes, sem que para isso seja necessário abrir um processo no judiciário.
Existem diversos métodos de mediação de conflitos, existe aquele onde uma terceira pessoa, escolhida por ambas as partes funciona como um mediador, sem dar qualquer tipo de sugestão. A conciliação, onde o