Educação Ambiental e Escassez de Energia
Introdução
Educação ambiental e escassez de energia e combustível são temas muito bem entrelaçado, comentados praticamente em todos os meios de comunicação.
Educação e algo que vem de casa, mas será que a preservação da natureza é algo comentado durante os almoços e jantares? Aos poucos tem sido comentado entre as famílias, mas é sempre falado nas escolas.
A escassez de energia é completamente visível a todos, mas é apenas visto. Aos poucos são tomadas medidas que visam reverter essa situação, por meio de fontes renováveis de energia.
Educação Ambiental
A educação ambiental tenta despertar em consciência que o ser humano é parte do meio ambiente. Ela tenta superar a visão antropocêntrica, que fez com que o homem se sentisse sempre o centro de tudo esquecendo a importância da natureza, da qual é parte integrante. Desde muito cedo na história humana para sobreviver em sociedade, todos os indivíduos precisavam conhecer seu ambiente.
Educação ambiental pode ocorrer nas empresas, universidades orgão públicos, escolas e etc, e sua influencia nas suas vidas, buscando também desenvolver atitudes que venham preservar o planeta.
A educação ambiental tornou-se lei em 27 de Abril de 1999. A Lei N° 9.795 – Lei da Educação Ambiental, em seu Art. 2° afirma: “A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal”. Qualquer indivíduo da sociedade pode-se tornar um educador ambiental desde que tenha seu trabalhado voltado aos temas ligados.
Educação Ambiental nas escolas
A educação ambiental deve estar presente dentro de todos os níveis educacionais, como o objetivo de atingir todos os