Mediação de conflitos
Curso de licenciatura em Ciências da Educação Teoria e Metodologias da Mediação
“Conflitos/ Mediação de conflitos”
Docente: Marília Favinha
Discentes: Andreia Silva, nº29854 Bárbara Pereira, nº29549 Beatriz Almeida, nº29820 Daniela Coelho, nº29217
Évora, janeiro de 2013
Índice
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da unidade curricular de Teoria e Metodologia da Mediação que integra o 3º semestre do curso Ciências da Educação, da Universidade de Évora. Foi-nos proposto a escolha de um tema que, directamente, estivesse relacionado com a Mediação, como tal, escolhemos o tema Conflito/Mediação de Conflito, já que abordamos os dois principais assuntos desta unidade curricular. Neste trabalho irá ser abordado a relação entre Conflito, e os seus constituintes, com a Mediação, que aqui surge de forma a apoiar a resolução e “combater” os desacordos que surgem ao longo da vida do indivíduo. Todos estes assuntos são bastante importantes, já que todos os dias nos deparamos com algum conflito de todos os tipos e elementos e para evitar recorrer a tribunais – processos longos e dispendiosos, ou outro tipo de processos -, a mediação é o mais benéfico e simples.
Conflito
Conceito de conflito
O Conflito são situações de duas ou mais pessoas que entram em desacordo pelos seus interesses, necessidades ou valores serem incompatíveis.
Como refere Chrispino, 2007: “Conflito é toda a opinião divergente ou maneira diferente de ver ou interpretar algum acontecimento.”
Existem conflitos negativos e positivos. Podemos considerar que sempre existiram conflitos ao longo da história do Homem e assim são considerados uma das diversas dimensões do ser humano, sendo uma realidade das constantes relações sociais. Atualmente e com o desenvolvimento da humanidade encontramos o lado positivo dos conflitos, em certos casos e circunstâncias, como fator motivacional da