Mediação de conflitos
Problema : Esse projeto tem como finalidade tratar assuntos como sexualidade e drogas entre os jovens e sanar problemas como gravidez na adolescência, DSTs e uso de drogas na E.E. Profª Maria Cintra Nunes Rocha, localizada em um bairro de classe baixa, sem infra estrutura e sem Unidade de Saúde para acompanhamento dessa comunidade.
Embora a escola já desenvolva projetos sobre o tema, percebemos a necessidade de profissionais especialistas na área.
Justificativa : A grande causadora dos dramas familiares e causa de preocupação de diretores e professores são as drogas. Infelizmente fazem parte da realidade social e são tão antigas quanto a humanidade. Por este motivo a participação da escola e da família, alicerces fundamentais dos jovens, é essencial para o desenvolvimento das ações preventivas.
A gravidez precoce é uma das ocorrências mais preocupantes relacionadas à sexualidade da adolescência, com serias conseqüências para a vida dos adolescentes envolvidos, de seus filhos que nascerão e de suas famílias.
Público Alvo : Toda a comunidade escolar.
Objetivo Geral : Alertar os alunos e a comunidade sobre as causas e conseqüências do uso de drogas.
Informar sobre prevenção de DST e gravidez na adolescência.
Objetivo Específico : Realizar parcerias com profissionais especializados, para que os mesmos orientem sobre os riscos apresentados pelas drogas e a importância da prevenção, da gravidez indesejada e as DST.
Metodologia, estratégias de ação e recursos necessários : Elaboração de cartazes, apresentação de palestras, e a promoção de eventos que envolvam a comunidade aos finais de semana para a prática de esporte , dança, artesanato oferecidos pela Escola da Família. Com essas ações ocupamos os jovens e os pais com oficinas positivas. Com as aulas de artesanato, os participantes podem usar o conhecimento adquirido aos finais de semana para confeccionar o aprendido nas oficinas e vender para amigos e familiares. Tendo assim uma