Mecanismos de resistência
1 – Qual o antifúngico mais utilizado em Candida spp. , Criptococcus neoforman e Aspergillus fumigatus e qual seu principal mecanismo de resistência?
-No caso da Candida spp o antifúngico mais utilizado é a anfotericina B , itraconazol e o fluconazol.
Mecanismo de resistência: derivados do triazol como o fluconazol inibem seletivamente a enzima esterol 14-alfa-desmetilase na síntese do ergosterol, que é dependente do citocromo P450. Três possíveis mecanismos na gênese da resistência são descritos: o primeiro é a modificação da enzima alvo; a segunda , a incapacidade para obter concentrações adequadas de antibióticos no local de ação pela presença das barreiras de permeabilidade ou de sistemas de bombagem ativa; e finalmente , a inativação do antibiótico por modificação.
- Criptococcus neoformans : a droga de escolha é a anfotericina B mas a terapia com fluconazol tem se mostrado mais eficaz e com melhor resposta clínica. A resistência a baixos níveis de fluconazol tem sido relacionado a mudanças na afinidade da 14-alfa-desmetilase aos azóis. É um mecanismo originado de mutação genética.
- Aspergillus fumigatus: o fármaco utilizado é a anfotericina B ou o itraconazol em casos de infecções profundas.As sequências do gene CYP51A revelam a presença de um ponto de mutação no t 364 , o que leva a uma substituição de leucina 98 por treslidina .
2 – Quais os anti-retrovirais contra HIV -1 e HIV – 2 da primeira linha de tratamento e seus respectivos mecanismos de resistência. Existe alguma resistência intrínseca em vírus HIV -1 ou HIV-2?
São utilizados fármacos análogos de nucleosídeos como terapêutica de primeira linha contra as infecções de HIV que são: zidovudina ( AZT), estavudina (d4T), zalcitabina (ddC), lamivudina ( 3TC) , didanosina (DDI), abacavir (ABC), emtricitabina ( FTC) e tenofovir disoprosil fumarato ( TDF). O efavirenz ( EFZ) é um fármaco ARV de