MECANICA 2
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
LISTA DE EXERCÍCIOS
1. Dois blocos, de massas M e m, mantidos em repouso por um fio A preso a uma parede e ligados entre si por um outro fio B, leve e inextensível, que passa por uma roldana de massa desprezível, estão dispostos conforme a figura. O bloco de massa M está apoiado sobre uma superfície plana e horizontal, enquanto o de massa m encontra-se suspenso. A roldana pode girar livremente. Num dado instante, o fio A é cortado e os blocos passam a ser mover com aceleração constante e igual a 2,5 m/s£, sem encontrar qualquer resistência. Sabendo que m = 0,80 kg e considerando g = 10 m/s£, determine
a) a tensão T³ existente no fio B antes do corte em
A ser efetuado, e a tensão T no fio B durante o período de aceleração.
b) a massa M.
2. Um corpo A, de 10kg, é colocado num plano horizontal sem atrito. Uma corda ideal de peso desprezível liga o corpo A a um corpo B, de 40kg, passando por uma polia de massa desprezível e também sem atrito. O corpo B, inicialmente em repouso, está a uma altura de 0,36m, como mostra a figura. Sendo a aceleração da gravidade g=10m/s£, determine:
a) o módulo da tração na corda.
b) o mínimo intervalo de tempo necessário para que o corpo B chegue ao solo.
3. Quanto à figura a seguir, podemos afirmar que:
a) não existe atrito
b) a aceleração do corpo B é o dobro da aceleração do corpo A
c) a força normal do corpo A é o dobro da força normal em B
d) a força que o fio exerce no corpo A é o dobro da força que o fio exerce no corpo B
e) a aceleração do corpo B é a metade da aceleração do corpo A
4. O esquema a seguir representa três corpos de massas mÛ=2kg, m½=2kg e mÝ= 6kg inicialmente em repouso na posição indicada. Num instante, abandona-se o sistema. Os fios são inextensíveis e de massa desprezível. Desprezando os atritos e considerando g=10m/s£, o tempo que B leva para ir de P a Q é:
5. No conjunto a