Mecanica dos Solos 2
João Monlevade
NOVEMBRO - 2013
1. QUESTÕES TEÓRICAS
1) No que consiste a técnica de equilíbrio limite para analise de estabilidade de massas de solo? Quais as hipóteses mais importantes assumidas?
5) Quais as vantagens e desvantagens de análises de estabilidade em termos de tensões totais e efetivas.
7) Sob que condições uma análise de estabilidade do tipo φ = 0 se aplica na pratica?
Quais as vantagens e desvantagens de tal tipo de análise em relação análises em termos de tensões efetivas? Qual destes dois tipos de analise forneceria a condição mais critica de estabilidade no caso de um corte em uma argila rija, e em uma argila mole? Justifique.
2. QUESTÕES PRÁTICAS
3) Para a situação de talude semi-infinito, desenvolva a expressão para FS admitindo fluxo paralelo à superfície, com linha freática situada a uma profundidade (1-m)z, onde z é a profundidade da superfície de ruptura.
O talude indicado na figura é formado por solo coluvionar com c’=0, φ’=32º
; γ=17kN/m3. Estimar FS considerando fluxo paralelo ao talude e m= 0, 0,5 e 1.
4) Imediatamente após a execução de um corte para a abertura de um canal com profundidade de 6,1 m e inclinação do talude de .1:1,75 (H:V) no fundo de um reservatório ocorreu uma ruptura por escorregamento. O subsolo no fundo do reservatório consiste de argila siltosa até 10,7 m de profundidade, assente sobre areia grossa muito densa. Considerando que inicialmente o talude encontra-se submerso e assumindo o peso específico da argila igual a 16 kN/m3. pede-se:
i. calcular a resistência ao cisalhamento mobilizada da argila a partir da retro analise da ruptura ocorrida. ii. Para que o corte possa ser executado até a mesma profundidade, qual a inclinação de talude a ser utilizada se a especificação de projeto for FS = 1,27 iii. Qual seria o coeficiente de segurança dos taludes do canal definido acima se houver um esvaziamento rápido do