Cicloexano
Nome aluno: Poliana Freitas
Prática nº.: 08
Disc.: Química Orgânica Exp. 1
Turma: P 03
Título: Obtenção do cicloexeno a partir do cicloexanol
Objetivos: Preparar alquenos a partir de uma desidratação de álcool.
.
Introdução: A reação de desidratação (eliminação de água) de álcoois é um processo extremamente importante na síntese orgânica. Esta reação é normalmente catalisada por um acido e envolve formação de um carbocátion como intermediário reativo. É uma reação de eliminação é favorecida em temperaturas mais altas, os ácidos mais usado são ácidos de Bronsted (doadores de prótons), como o ácido sulfúrico e o ácido fosfórico.
É importante saber a ordem de estabilidade dos carbocátions é: terciário > secundário > primário > CH3+. Como conseqüência os alcoóis terciários são desidratados mais facilmente que o secundário, e estes, mais facilmente que os primários.
O cicloexeno (citado também como ciclo-hexeno ou ciclohexeno) é um hidrocarboneto com a fórmula C6H10. Este cicloalqueno é um líquido incolor com um odor penetrante. É um intermediário em vários processos industriais. Cicloexeno não é muito estável sob estocagem por longos períodos com exposição à luz e ao ar porque forma peróxidos.
Materiais principais:
Provetas
Sulfato de sódio (anidro)
Pipetas
Ácido sulfúrico
Manta aquecedora
Cicloexanol
Balão de fundo redondo
Gelo
Béqueres
Conta gotas
Espátula
Aparelho para destilação simples
Metodologia: Colocou-se, em um balão de fundo redondo, cicloexanol, em seguida adicionou-se acido sulfúrico. Montou-se o equipamento para destilação simples, e destilou-se para um frasco em banho de gelo durante 45 minutos. Logo após a destilação transferiu-se para um béquer e adicionou-se sulfato de sódio.
Teste de identificação:
Colocou-se em um tubo de ensaio cerca de 2 ml de Br2CCl4, em seguida adicionou-se algumas gotas do produto obtido na destilação.
Teste de