Destilação simples do tolueno e cicloexano
Relatório do experimento realizado no dia 19 de abril de 2012 no laboratório multidisciplinar do Centro Universitário de Barra Mansa (Unidade Cicuta), Barra Mansa RJ, sob a orientação e supervisão da professora Mychelle Alves Monteiro.
Introdução A destilação é o modo de separação baseado no fenômeno de equilíbrio líquido-vapor de misturas. Em termos práticos, quando temos duas ou mais substâncias formando uma mistura líquida, a destilação pode ser um método para separá-las. Basta apenas que tenham volatilidades razoavelmente diferentes entre si, ou seja, destilação é o processo de vaporizar o líquido para depois condensá-lo e recolhe-lo em outro recipiente.
O petróleo é um exemplo moderno de mistura que deve passar por várias etapas de destilação antes de resultar em produtos realmente úteis ao homem: gases (um exemplo é o gás liquefeito de petróleo ou GLP), gasolina, óleo diesel, querosene, asfalto e outros.
Resumo
Na destilação, a mistura a ser destilada é colocada no balão de destilação (balão de fundo redondo) e aquecida, fazendo com que o líquido de menor ponto de ebulição seja vaporizado e então condensado, retornando a líquido (chamado de destilado ou condensado) e coletado em um frasco separado. O componente de menor ponto de ebulição é coletado em um recipiente, e outros componentes de pontos de ebulição maiores permanecem no balão original de destilação como resíduo.
Para evitar a ebulição tumultuosa de um líquido durante a destilação sob pressão atmosférica, adiciona-se alguns fragmentos de “porcelana porosa”. Estes liberam pequenas quantidades de ar e promovem uma ebulição mais regular. O presente relatório tem por finalidade separar as substâncias que compõem uma mistura homogênea (Tolueno e Cicloexano) que possuem pontos de ebulição distintos por meio de destilação simples e verificar qual é o ponto de ebulição de cada uma delas.
► Reagentes
Tolueno (C7H8)