mec Geral
Sistema de coordenada destro Dizemos que um sistema de coordenadas retangular é destro desde que o polegar da mão direita aponte na direção positiva do eixo Z, quando os dedos da mão direita estão curvados em relação a esse eixo e direcionados do eixo X positivo para o eixo Y positivo.
Componentes retangulares de um vetor um vetor A pode ter uma, duas ou três componentes retangulares ao longo dos eixos coordenados x, y, z, dependendo de como o vetor está orientado em relação aos eixos.
Vetores cartesianos unitários
Em três dimensões, os vetores cartesianos unitários i, j, k são usados para designar as direções dos eixos x, y, z, respectivamente. Desses vetores será descrito analiticamente por um sinal positivo ou negativo, dependendo se indicam o sentido positivo ou negativo dos eixos x, y ou z.
Intensidade de um vetor cartesiano
E sempre possível obter a intensidade de um vetor desde que ele seja expresso sob a forma de um vetor cartesiano. Logo, a intensidade de um vetor A é igual à raiz quadrada positiva da soma dos quadrados de suas componentes.
Direção de um vetor cartesiano
A direção de um vetor A é definida pelos ângulos de direção coordenados a (alfa), B (beta) e y (gama), medidos entre a origem de A e os eixos x, y, Z positivos, desde que sejam localizados na origem de A. Para determinar alfa,beta e gama deve se considerar as projeções de A sobre os eixos x,y,z.
Esses números são conheçidos como os cossenos diretores de A. Uma vez obtidos, os ângulos de direção coordenados alfa,beta e gama são determinados pelo inverso dos cossenos.
Adição de vetores cartesianos
A adição (ou subtração) de dois ou mais vetores é bastante simplificada se os vetores forem expressos em função de