RAPHAEL MEC GERAL
Diretoria de Ensino Superior
Curso de Engenharia Elétrica
Raphael Nascimento Ribeiro
Vibrações Mecânicas na Engenharia.
São Luís/MA
2014
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
Diretoria de Ensino Superior
Curso de Engenharia Elétrica
Raphael Nascimento Ribeiro – EE0921015-21
Vibrações Mecânicas na Engenharia.
São Luís/MA
2014
Vibrações Mecânicas na Engenharia
RESUMO
As vibrações de natureza mecânica são manifestações que ocorrem com frequência ao nosso redor, muitas vezes liberando grande quantidade de energia, como tremores na crosta terrestre, por exemplo. Por isso, já são objetos de estudo muito anterior à revolução industrial.
Entretanto, a partir de então, passaram a ser parte importante nos projetos de novos equipamentos, máquinas, utensílios doméstica e outros.
INTRODUÇÃO
A maioria das atividades humanas envolve alguma forma de vibração. Nós ouvimos porque o tímpano vibra, nós vemos porque ondas luminosas se propagam. A respiração está associada à vibração dos pulmões, os batimentos cardíacos são movimentos vibratórios do coração, a fala se fundamenta na vibração das cordas vocais e os movimentos humanos evolvem oscilações de braços e pernas. Em muito outros campos da atividade humana, fenômenos apresentam variáveis cujo comportamento é oscilatório (economia, biologia, química, física, etc.). No campo tecnológico, as aplicações de vibração na engenharia são de grande importância nos tempos atuais. Projetos de máquinas, fundações, estruturas, motores, turbinas, sistemas de controle, e outros, exigem que questões relacionadas a vibrações sejam levadas em conta.
Os primeiros estudos de vibrações em engenharia foram motivados pelo problema de balanceamento em motores. O desbalanceamento pode ser tanto devido a problemas de projeto como de fabricação e manutenção. As rodas de locomotivas