McLuhan anotações
Ali estava minha salvação!
Amarrei-me ao meu baú velho e abandonei meu navio condenado.
Assim eu me libertei do esquecimento!”
“aqueles que me socorreram eram velhos amigso meus e mesmo assim não acreditei que minha experiência foi real.
Descida ao redemoinho, EDGAR ALLAN POE
Os enormes vórtices de energia criados pelos nossos meios de comunicação nos apresentam as mesmas possibilidades de subterfúgios e consequências de destruição. Ao estudar o padrão das conseqüências deste enorme vórtice de energia em que estamos envolvidos, pode ser possível planejar uma estratégia de fuga e sobrevivência.
MCLUHAN
MCLUHAN CHAMOU SUAS DESCOBERTAS DE LEIS DA MIDIA: “AS LEIS DA MÍDIA SÃO OBSERVAÇÕES DA OPERAÇÃO E DOS EFEITOS DOS ARTEFATOS CRIADOS PELO HOMEM SOBRE O HOMEM E A SOCIEDADE”
QUATRO PERGUNAS QUE REVELAM O FUTURO DA TECNOLOGIA: o que ela vai aperfeiçoar? O que esta ferramenta tornará obsoleto?
As mídias são como extensões dos seus sentidos naturais, como se servissem para ampliá-lo, segundo mcluhan
“todos os artefatos humanos de linguagem, das leis, das idéias, as hipóteses, as ferramentas, as roupas, os computadores, tudo isso é uma extensão do nosso corpo.” Mcluhan
“o alfabeto fonético possui um conjunto de características muito peculiares. Ele é composto de fonemas, ou seja, pedacinhos de significado. As 26 letras do nosso alfabeto não tem significado nenhum.
Uma das estranhas implicações do alfabeto fonético é a identidade privada.
Antes da alfabetização, só havia o grupo tribal.
A alfabetização caminhou firmemente na direção da fragmentação, da segmentação e da classificação de dados, transformando homens em especialistas que vão atrás de assuntos individuais com temas e objetivos individuais, sem relação com os outros.
Pessoas que são submetidas a esse arranjo de linguagem, visualmente; em linhas, altamente seqüencial precisa e rígida desenvolvem o hábito de