Diversos
Arquiteto espanhol (25/6/1852-10/6/1926). É considerado a personalidade mais importante do modernismo catalão, ramo do movimento art nouveau, que pretende a integração entre arte, arquitetura e natureza.
A avaliação do trabalho arquitectónico de Gaudí é notável pela sua escala de formas, texturas, e policromia, e pela maneira livre e expressiva como estes elementos da sua arte se conjugam. A geometria complexa de um edifício de Gaudí coincide com a sua estrutura arquitectónica em que o todo, incluindo a sua fachada, dá à aparência de ser um objecto natural conformando-se completamente com as leis da natureza.
Gaudí parte de uma concepção globalizadora da arquitetura – ela não é unicamente estrutura, integra também a ornamentação.
Seu interesse pela melhoria do sistema estrutural gótico levou-o a criar um novo tipo de arquitetura, que definiu como naturalista, fundamentada na utilização dos materiais até o limite da resistência.
Antoni Plàcid Guillem Gaudí Cornet nasceu em 25 de junho de 1852, na província de Tarragona. Desde pequeno Gaudí teve problemas reumáticos que o acompanharam durante toda a vida e na infância o impediam de brincar com as outras crianças.
Para poder pagar seus estudos, o pai teve que vender uma propriedade da família e Gaudí trabalhou com alguns mestres de obras em Barcelona. Como estudante, seus primeiros trabalhos foram como desenhista, participando no abside e no camarim da Igreja do mosteiro de Montserrat.
O início da obra da Sagrada Família foi dirigido por Francisco de Paula Dei Vìllar, antigo professor de Gaudí, que se ofereceu para, voluntariamente, implementar as idéias de Josep Bocabella, fundador da Associação dos Devotos de São José. Em 1883, Gaudí já dirigia oficialmente as obras e a ela dedicou 43 anos da sua vida.
Em 1910 (aos 58 anos), Gaudí alcançou o auge de sua fama, chamando a atenção de alguns norte-americanos que o encarregaram do projeto de um hotel em Nova York. No mesmo ano foi