MBA RECURSOS HUMANOS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
ROBERTA GODOY DA SILVA
COMPETÊNCIA ORGANIZACIONAL E VANTAGEM COMPETITIVA: O DESAFIO DA GERÊNCIA INTERMEDIÁRIA
São Paulo
2011
ROBERTA GODOY DA SILVA
RA 610101279
COMPETÊNCIA ORGANIZACIONAL E VANTEGEM COMPETITIVA: O DESAFIO DA GERÊNCIA INTERMEDIÁRIA
Artigo apresentado ao Programa de Pós-graduação do Centro Universitário Nove de Julho - UNINOVE como requisito para a obtenção do título de Especialista em Recursos Humanos
Orientador (a): Prof. Natani Carolina Silveira
São Paulo
2011
COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS E VANTAGEM COMPETITIVA: O DESAFIO DA GERÊNCIA INTERMEDIÁRIA
RESUMO
Este artigo apresenta um estudo com relação à utilização das competências e o desafio da gerência intermediária em reconhecer as competências das empresas como fonte de vantagem competitiva.
O gerenciamento das competências organizacionais e individuais possibilita que as práticas organizacionais sejam direcionadas para uma gestão mais efetiva e compatível à estratégia da organização. Desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica onde foi observado que a gestão de pessoas, junto com as competências organizacionais e individuais podem ser uma grande fonte de vantagem competitiva e diferenciação no mercado.
Além disso, foi observado como a gerência pode fazer uso destas competências para aumentar a vantagem competitiva da empresa e especialmente na contribuição da gerência intermediária para os resultados empresariais. As prioridades destes gestores são principalmente, as relações com os clientes, controle de custos, aproveitamento dos talentos e promoção da qualidade dos produtos e serviços.
Palavras- Chave : Competências, Gerência Intermediária, Gestão de Pessoas.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO