Mayo
Georges Elton Mayo nasceu em Adelaide, Austrália, 26 de dezembro de 1880 foi um sociólogo australiano, um dos fundadores e principais expoentes do método sociologia industrial estadunidense. O mesmo chefiou uma experiência em uma fábrica da Western Eletric Company, situada em Chicago, no bairro de Hawthorne. Esta experiência caracterizou-se como um movimento de resposta contrária à Teoria Clássica da Administração. O estudo visava a preocupação com o funcionário e suas condições de trabalho a melhora do ambiente, favorecendo uma melhor condição fisica e psicologica dos colaboradores.
2 – DESENVOLVIMENTO
2.1 - Histórico Georges Elton Mayo nasceu em Adelaide, Austrália, 26 de dezembro de 1880, faleceu em Polesden Lacey, Reino Unido, 7 de setembro de 1949) foi um sociólogo australiano, um dos fundadores e principais expoentes do método sociologia industrial estadunidense. Formou-se em Medicina na Universidade de Adelaide, trabalhou na África e leccionou na Universidade de Queensland. Ainda na Austrália, estudou as sociedades aborígenes, que o tornaram sensível às múltiplas dimensões da natureza humana. Durante a Primeira Guerra Mundial, trabalhou na análise psicológica de soldados em estado de choque. Elton Mayo chefiou uma experiência em uma fábrica da Western Eletric Company, situada em Chicago, no bairro de Hawthorne. Esta experiência caracterizou-se como um movimento de resposta contrária à Teoria Clássica da Administração.
2.2 - Características Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Também é caracterizada pelo olhar sobre todas as esferas da organização (operacionais e gerenciais), bem como na direção de aplicação do topo para baixo (da gerência para a produção). O modo como Fayol encarava a organização da empresa valeu à Teoria Clássica a impostação de abordagem