Mayo
APRESENTAÇÃO
Esta monografia científica foi solicitada pela Drª Zuila de Andrade Gonçalves como forma de inteirar os alunos no conteúdo e nos conceitos propostos pelos pensadores da Teoria científica administrativa, mas principalmente fazer com que os acadêmicos pudessem correlacionar estas teorias ao pensamento e a metodologia sociológica.
INTRODUÇÃO
A Escola das Relações Humanas teve como seu principal difusor Elton Mayo que defendia a tese da necessidade psicológica do homem de sentir como membro de um grupo social. Quer dizer, que além da recompensa financeira é necessário que a organização favoreça a cooperação e a integração ao grupo social. Conforme chegou a destacar o próprio Elton Mayo a concepção do homem no trabalho, mantém íntima relação com a motivação, a sociabilidade e a aspiração tornam-se instrumentos necessários para fornecer ao indivíduo a realização pessoal. Desta forma tornam-se mais humanas e democráticas as relações entre as pessoas e as organizações, onde intensificam-se as preocupações com os aspectos psicológicos e sociológicos, iniciando assim a aplicação de conceitos como a motivação pessoal, a liderança no grupo social e a comunicação e repasse de informações.
BREVE HISTÓRICO SOBRE A VIDA DE ELTON MAYO
Australiano, Elton Mayo nasceu no ano de 1880, e teve uma carreira bastante diversificada, chegou a freqüentar o curso de Medicina, fez pesquisas na África e foi professor na Universidade de Queensland. Entretanto alcançou notoriedade internacional, por suas experiências na fábrica Western Eletric, em Chicago (EUA), entre os anos de 1927 e 1932, contrapondo-se nelas aos princípios científicos do trabalho de Taylor. Nas suas pesquisas tinha como principal objetivo à exploração das ligações entre a motivação e o resultado final do trabalho dos empregados, concluindo nessas pesquisas que o fator humano nas organizações deveria ser recuperado presente em uma época em que a produção em