Maus tratos a crianças
Andreia Martins
Resumo
Este trabalho é direccionado para os maus-tratos em crianças e jovens destacando a intervenção da saúde e o papel do Técnico de Serviço Social
Julga-se importante abordar esta temática dado que, infelizmente nos últimos anos, têm vindo a público um número cada vez maior de casos de violência em crianças e jovens, sendo o mais mediático o da Casa Pia, em Portugal.
Assim, procurar-se-á recolher informações, relacionadas com os vários tipos de maus-tratos em crianças e jovens. Posteriormente abordar-se-á a intervenção da saúde, visto que as equipas de profissionais de saúde são potencialmente as primeiras a defrontarem-se com os casos de maus-tratos infantis. Por fim apresentar-se-á o papel dos Técnicos de Serviço Social pela inerência da sua actuação e pelo conhecimento profundo da realidade social que faz com que tenham uma posição privilegiada para actuar nestes casos, aos mais diversos níveis de prevenção.
Palavras-chave: maus-tratos, crianças, jovens, saúde, assistente social, prevenção.
Introdução
Os maus-tratos contra a criança estão presentes na nossa sociedade pelo que este tema não é novidade. Estes existem, em grande escala, sobre diversas formas, vão dos castigos físicos, aos maus-tratos psicológicos, sem esquecer os abusos sexuais, assim como as diversas negligências.
Saber o porquê, de tais situações, é a questão de qualquer ser humano, se é que existe realmente uma resposta, uma causa objectiva, clara e concisa.
As consequências de tais abusos podem-se imaginar, mas só quem as sente, quem delas padece, conhece o verdadeiro sofrimento, com o qual tem de viver. O vazio imenso cresce nesses seres tão frágeis, quando por exemplo pela mão de quem lhe deu a vida, e da qual devia receber carinho, ao invés recebe dor, medo, terror, pânico, que o vão perseguir por toda a vida!
A cada dia, se ouvem histórias que nos deixam