Maus tratos de criança
Programas, leis e estatutos criados não vêm se mostrando efetivo, diante da falta de colaboração, pois na maioria dos casos, por medo ou falta de informação não se é denunciado casos de abuso contra criança, sendo que grande porcentagem dessas agressões ocorre em leito familiar, vindo dos pais, de onde se espera proteção.
Hoje se tona mais solar a necessidade de diagnostico de maus tratos em crianças, tendo papel importante nessa área o cirurgião dentista, pois diversas são as técnicas que este pode lançar mão, para determinar em muitos casos o tipo de agressão, a forma e quem foi o agressor.
Técnicas essas como analise de lesões causadas por mordidas, onde podendo ser periciadas e comparadas com arcadas de prováveis suspeitos para determinação do agressor, analise de fratura e hematomas, podendo se determinar o objeto agressor e a forma da agressão. Assim durante uma avaliação ou um tratamento, devendo ser de suma importância observações de alterações intra e extra-orais que possam ser determinante e esclarecedor para evitar que a criança continue sendo agredida.
Com base no que foi relatado, conclui-se que, a ação do cirurgião dentista, não deve se limitar a reabilitação da saúde bucal das crianças, e sim expandir num papel social humano, onde atitudes e objetivos em comum pode ajudar muito na prevenção de uma agressão covarde, mas muito mais que isso evitar um trauma que possa, desestrutura e acabar com um futuro de uma criança.