Placas de Vídeo
CAMPUS AVANÇADO DE VIDEIRA
HIGOR CASSANEGO
Como Funcionam as Placas de Vídeo
VIDEIRA JULHO/2013
INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE DE CIENCIA E EDEUCAÇÃO
CAMPUS AVANÇADO DE VIDEIRA
Como Funcionam as Placas de Vídeo
Higor Cassânego
Trabalho de pesquisa sobre Placas de Vídeo
Apresentado à disciplina de Metodologia Aplicada a Informática
A professora Angelita Rettore de Araújo Zanella
Da turma Informática 2013, Turno Vespertino
VIDEIRA JULHO/2013
Sumario
Introdução 4
Resumo 4
Como funciona uma placa de vídeo 5
Principais tecnologias de placas atuais 6
Overclock 8
Conclusões 10
Referencias 11
Tabela de Ilustrações
1. Introdução
Todas as imagens que você vê na sua tela são processadas pela placa de vídeo, estas imagens são formados por minúsculos pontos, chamados pixels. Todas as imagens passam pelo processador em dados binários, então placa de vídeo interpreta cada 0 e 1, transforma em pixels e os junta para formar uma imagem.
Resumo: Uma placa de vídeo pega os dados recebidos e transforma em pixels, este processo exige muito do processador, por isso placas de vídeo foram criadas, para deixar o processador voltado para processar dados comuns, e a placa fica responsável por transforma dados binários em pixels e enviá-los para o monitor. Muitas vezes soa utilizadas placas de vídeo para processar dados, pois algumas placas atuais possuem um processador muito potente.
2. Como funciona uma placa de vídeo
As placas de vídeo atuais, conhecidas como GPU (Graphics Processing Unit, Unidade de Processamento Gráfico em Português) tem a função de processar dados binários e transforma-los em imagens.
As principais empresas que fabricam GPU são a NVIDIA e a ATI. Mas existem diversas marcas que “montam” as placas, como a GigaByte, Zotac,