MAUS TRATOS CONTRA A PESSOA IDOSA
CURSO: SERVIÇO SOCIAL – 6º SEMESTRE
DISCIPLINA: POLÍTICA SOCIAL DE ATENÇÃO À CRIANÇA, ADOLESCENTE E IDOSO
MAUS TRATOS CONTRA A PESSOA IDOSA
24 de novembro de 2013
RESUMO O objetivo do estudo foi analisar os dados de violência e maus-tratos contra os idosos por meio de documentos oficiais, como o Estatuto do Idoso, e também com documentos que mostrem a realidade da vida dos idosos no Brasil. A coleta dos dados apresenta que a violência acontece em maior proporção com os casos de abandono dos idosos e que o agressor em quase todos os casos é o filho da vítima. Que as principais formas de abuso contra a pessoa idosa: físico, psicológico, sexual, abandono, negligência, financeiro ou econômico e autonegligência. Vimos à importante necessidade de intervenção quanto a este problema social, focando na prevenção, pois as estatísticas mostram que a violência não só aumenta a mortalidade, mas também reduz significativamente a qualidade de vida e deixa graves sequelas em suas vítimas.
INTRODUÇÃO
A presente pesquisa consiste em um estudo sobre crimes contra a pessoa idosa, crimes estes, que varia de simples ofensas verbais até agressões físicas e psicológicas, muitos deles praticados no próprio âmbito familiar. Na pesquisa realizada foi apresentado que nos últimos anos os maiores índices de violência e maus tratos se dão nas próprias famílias. Foi observado que com frequência está aumentando as matérias e notícias que expõem casos de maus tratos contra a pessoa idosa, este fato está diretamente ligado ao surgimento de diversos programas e ações ligadas a captação de denúncias.
DESENVOLVIMENTO
Envelhecer é um processo onde ocorrem mudanças físicas, psicológicas e sociais que acometem, de forma particular, cada indivíduo com sobrevida prolongada. Tais mudanças tornam-se mais acentuadas, sobre tudo, nos indivíduos mais