Linguistica
A educação é algo essencial mas nem toda a sociedade vê como primordial a educação.
Nos textos que acompanhamos no livro verificamos vários tipos de situações da qual a educação não é tão importante.
Será que a educação ainda não é tão importante quanto julgamos?
No texto do Indio verificamos que dependendo da sociedade que o cidadão esta incluso a educação só seria essencial se usada para algo.
A educação não é só o ato de ir a escola, a educação esta em todo lugar, assim vemos quando o índio também se propos a dar a educação "dele" ao homem branco.
Não devemos julgar uma educação menos importante que a outra pois no futuro pode ser usado o que menos esperavamos.
Acredito que o mercado de trabalho esta muito mais exigente e por isso que apesar do desemprego ainda temos muitas vagas em abertas por falta de capacitação.
Ainda há muito poucas empresas que contratam sem o ensino médio, diria que apenas micro-empresários contratam o cidadão despreprado para trabalhar, pois muitas vezes os mesmos são contratados para trabalharem em pequenos comércios, sem registros e baixos salários.
No texto do Nirzo, personagem que é bom funcionário mas não dialoga corretamente é uma realidade cada vez mais escassa, as empresas procuram funcionários que possam crescer e trazer frutos para a mesma.
Algumas matérias ainda não foram inclusas em todas as escolas, pois a etica que vimos no text da Pescaria, seria um item importante a ser colocado e estudado desde sempre. Claro que a ética deveria ser adaptada de acordo com a região, pois a ética são habitos, educação, obediência e isso varia de acordo com a região...talvez se tivessemos essa educação desde o "berçario" não teríamos tanto problemas com professor e alunos nos colégios de todo o Brasil. O respeito seria aplicado desde cedo e o respeito e admiração seria algo automático.
Outro ponto importante é saber o limite entre a participação do aluno, pois o aluno tem que fazer parte da aula, e sentir