maus de rins
2.1.1. Rins
Os rins situam-se na parte dorsal do abdômen e é formado por tecido conjuntivo e por milhares de nefros. Tendo o formato de feijão e como função a formação de urina, excreção dos produtos residuais, regulação dos eletrólitos, regulação do equilíbrio ácido-básico, controle do balanço hídrico, controle da pressão arterial, clearance renal, regulação da produção de eritrócitos, síntese da vitamina D para a forma ativa, secreção de prostaglandinas, regula o equilíbrio de cálcio e fósforo, ativa o hormônio do crescimento (Brunner & Suddarth,2008).
2.1.2. Néfrons
O néfron é uma longa estrutura tubular microscópica que possui, em uma das extremidades, uma expansão em forma de taça, denominada cápsula de Bowman, que se conecta com o túbulo contorcido proximal, que continua pela alça de Henle e pelo túbulo contorcido distal; este desemboca em um tubo coletor. São responsáveis pela filtração do sangue e remoção das excreções.
2.1.3. Ureteres
Os néfrons desembocam em dutos coletores, que se unem para formar canais cada vez mais grossos. A fusão dos dutos origina um canal único, denominado ureter, que deixa o rim em direção à bexiga urinária.
2.1.4. Bexiga A bexiga urinária é uma bolsa de parede elástica, dotada de musculatura lisa, cuja função é acumular a urina produzida nos rins. Quando cheia, a bexiga pode conter mais de ¼ de litro (250 ml) de urina, que é eliminada periodicamente através da uretra.
2.1.5. Uretra
A uretra é um tubo que parte da bexiga e termina, na mulher, na região vulvar e, no homem, na extremidade do pênis. Sua comunicação com a bexiga mantém-se fechada por anéis musculares - chamados esfíncteres. Quando a musculatura desses anéis relaxa-se e a musculatura da parede da bexiga contrai-se, urinamos.
2.2. Insuficiência Renal Aguda
A insuficiência renal resulta quando os rins não podem remover os resíduos metabólicos do organismo ou realiza as suas funções reguladoras. As substancias