uretrocistografia
É o estudo radiológico contrastado da extensão da uretra masculina e pesquisa de cálculos, estenoses, etc.
Fazer radiografia piloto da região pélvica (bexiga vazia).
Tomar os devidos cuidados assépticos da região genital principalmente ao redor da glande e meato urinário.
Usar o meio de contraste positivo hidrossolúvel, diluído em soro fisiológico na cuba, rim em proporção aproximada de 60% contraste e 40% soro, obtendo um total de aproximadamente 100 ml.
Conectar o equipamento no meato urinário (garra metálica), estendendo a uretra o máximo possível e não permitir a entrada de ar na uretra e também no embolo da seringa (risco de causar pseudo-imagem).
O paciente será submetido às exposições radiográficas em O.A.D. e O A E.
Uretrocistografia Miccional
É o estudo radiológico contrastados da uretra, bexiga e refluxo vesico ureteral, realizado em pacientes de ambos os sexos.
Caso seja solicitado às fases miccional e retrógrada, a fase retrógrada deverá sempre anteceder a fase miccional nos pacientes do sexo masculino, sendo que somente estes se submetem à fase retrógrada.
Realizar radiografia piloto, com bexiga vazia (abdômen simples).
Após a passagem de uma sonda vesical (uretral), o meio de contraste positivo hidrossolúvel será diluído (aproximadamente 60 ml) em um frasco de soro fisiológico (aproximadamente 250 ml) é conectada a sonda vesical, deixar fluir até obter o pequeno, médio e grande enchimento da bexiga, documentando radiograficamente todos esses enchimentos.
Estas radiografias proporcionarão estudos de possíveis refluxos vesico ureterais e estudo da parede da bexiga.
Principalmente as radiografias de grande enchimento devem conter todo o trato urinário (abdômen panorâmico).
Nos dois exames não são necessários preparos prévios, mas se a pessoa possuir alergia a contraste de iodato, medicamentos a base de iodo ou alimentos como camarão ou frutos do mar, avisar, pois será necessário uso de medicação