determinação de lipidios
Os lipídios formam juntamente com os carboidratos e as proteínas, o grupo de compostos mais importante em alimentos e mais frequentemente encontrado na natureza, tanto em vegetais como em animais. As principais fontes de energia utilizadas pelo homem se encontram entre os lipídios: as gorduras fornecem em peso 2,3 vezes mais calorias que os carboidratos e proteínas, e apesar desses dois últimos grupos de compostos se transformarem em gorduras no organismo humano, alguns lipídios têm funções biológicas específicas.
Os lipídios abrangem um número muito vasto de substâncias, razão pela qual não é possível defini-los exatamente. De uma maneira geral são considerados compostos encontrados nos organismos vivos, geralmente insolúveis em água, mas solúveis em solventes orgânicos. Todos os lipídios contêm na molécula carbono, hidrogênio e oxigênio; em algumas classes são encontrados fósforo, nitrogênio, e às vezes enxofre. Ocorrem em quase todas as células animais e vegetais e podem ser facilmente extraídos com solventes orgânicos de baixa polaridade.
São classificados como lipídios simples, lipídios compostos e lipídios derivados. Lipídios simples são compostos que por hidrólise total dão origem somente a ácidos graxos e álcoois, os lipídios compostos são compostos que contêm outros grupos na molécula, além de ácidos graxos e álcoois e os lipídios derivados são as substâncias obtidas na sua maioria por hidrólise dos lipídios simples e compostos.
MATERIAIS E MÉTODOS
1. Foi pesado 4,0 g de uma amostra em um papel de filtro, empacotando a mesma no papel de filtro e foi introduzido no cartucho extrator; Caso seja necessário macere a amostra previamente;
2. Ligou-se a circulação da água;
3. Suspendeu-se o condensador e o mesmo foi travado (manter suspenso com cuidado);
4. O cartucho foi colocado no suporte;
5. Colocou-se o solvente, no caso foi usado hexano, (100 ml) no copo coletor previamente seco e tarado;
6. O