Relatório de bioquimica-determinação do teor de lipidios
DEPARTAMENTO DE AGROECOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL
PROF.ª TENESSEE ANDRADE NUNES
Experiência Nº 04
Determinação de Lipídios Totais ou Extrato
Hexânico (Método de Soxhlet)
Alunos: Jean Lucas Oliveira Silva Juliana Holanda Maia Susana dos Santos Morais
Mossoró – RN
27 de fevereiro de 2013
Resumo
Os lipídios constituem uma classe grande de compostos que incluem as gorduras, os óleos e as ceras, além de uma variedade de outros compostos como o colesterol, os fosfolipídios e as lipoproteínas. As propriedades destes compostos incluem a insolubilidade em água (polar), a solubilidade em solventes orgânicos (geralmente apolares) e a capacidade de utilização pelos organismos vivos.
1. Introdução
Lipídios engloba todas as substâncias gordurosas existentes no reino animal e vegetal
(do grego “lipos” = gordura). Exemplos comuns são os óleos e as gorduras vegetais e animais, que tem grande importância na alimentação e na constituição das células vivas.
Do ponto de vista químico, os lipídios são esteres formados de ácidos graxos superiores com álcoois os mais variados. Modernamente chama-se lipídios todas as substâncias
(apolares e fracamente polares) que são extraídas de tecidos animais e vegetais, em presença de solventes orgânicos, tais como éter, clorofórmio, benzeno, etc.
A determinação do teor de lipídeos em alimentos é de uma importância nutricional muito grande, uma vez que os compostos lipídicos são importantes fontes de calorias.
Cada grama de gordura fornece 9 kcal, mais que o dobro fornecido por carboidratos e proteínas. Determinando o teor de lípides é possível realizar uma rotulagem nutricional precisa fazendo com que o consumidor fique ciente sobre o quanto de gordura está ingerindo em sua alimentação, e se for usado métodos qualitativos é possível saber qual o tipo de gordura esta presente no alimento, uma vez que o