maumau
INTRODUÇÃO:
O vinagre é uma solução aquosa de ácido acético (CH3COOH) e, é responsável pelo odor e sabor azedo do vinagre. Para descobrir a quantidade deste ácido no vinagre, deve-se proceder através de métodos titulométricos, que incluem procedimentos quantitativos, baseados na medida da quantidade de um reagente de concentração conhecida, que é consumido por um determinado analito*. Esse método é baseado em uma reação de neutralização. A solução de concentração conhecida chama-se solução-padrão (ou titulante-padrão) e a massa do analito é calculada a partir do volume gasto desta solução-padrão, da equação química e das massas moleculares dos compostos que reagem.
Ao realizar tais procedimentos, utilizam-se equipamentos e reagentes que facilitam o processo. A solução-padrão é adicionada a solução-problema com o auxílio de uma bureta, que é bem precisa na identificação do volume gasto na titulação. O volume exato em que a reação se completa é conhecido como ponto de equivalência ou estequiométrico. Também utiliza-se indicadores de pH - substâncias orgânicas fracamente ácidas ou básicas - que mudam gradualmente de coloração dentro de uma faixa de pH relativamente estreita chamada zona de transição.
É muito importante que o químico domine esse método,pois ele é muito utilizado pelas indústrias para a identificação de teores de soluções que se enquadram em taxas permitidas de acordo com o Ministério da saúde.
*ANALITO – espécie química presente na amostra cuja concentração se deseja determinar em uma análise.
Bibliografia:
1. Determinação teor ácido acético. HTTP://WWW.EBAH.COM.BR
2. M. Ana Clara. Determinação do teor de acidez no vinagre. N. O2/2012. Disponível em HTTP://MARISTA.EDU.BR