A origem da tabela periódica e a organização da tabela e em que os elementos químicos são utilizado no seu dia a dia
1845 palavras
8 páginas
Introdução A milhares de anos os químicos vêm desvendando e descobrindo cada vez mais novos elementos químicos, conforme as descobertas foram se aprimorando e aumentando o homem se viu na necessidade de organizar de uma forma lógica estes elementos. Os cientistas vieram procurando uma forma de organizar em um só quadro em várias ordens, para que uma só tabela tivesse todas as utilidades químicas, hoje em dia podemos encontrar tabelas periódicas com informações das mais complexas possíveis, em ordem desde de peso atômico a massa, volume, família etc. A primeira organização dos elementos químicos na época existentes que fosse útil foi desenvolvida por Dmitri Mendeleiev e Lothar Meyer, em 1869, considerados gênios pois desenvolveram formas novíssimas de classificação dos elementos químicos. Mendeleiev propôs uma tabela muito mais completa por sua vez, embora a de Meyer também mereça os seus méritos, já que, como será mencionado no trabalho, a tabela dele só perde para a de Mendeleiev por não fazer previsão sobre os elementos químicos desconhecidos na época.
TABELA PERIÓDICA História da Tabela Periódica A História da Tabela Periódica
Um pré-requisito necessário para a construção da tabela periódica, foi a descoberta individual dos elementos químicos. Embora os elementos, tais como ouro (Au), prata (Ag), Estanho (Sn), Cobre (Cu), Chumbo (Pb) e Mercúrio (Hg) fossem conhecidos desde a antiguidade. A primeira descoberta científica de um elemento, ocorreu em 1669, quando o alquimista Henning Brand descobriu o fósforo.
Durante os 200 anos seguintes, um grande volume de conhecimento relativo às propriedes dos elementos e seus compostos foram adquiridos pelos químicos. Com o aumento do número de elementos descobertos, os cientistas iniciaram a investigação de modelos para reconhecer as propriedades e desenvolver esquemas de classificação.
A primeira