maumau
Como todo SNC a medula é envolvida por membranas fibrosas chamadas meninges que são dura-máter, pia-máter e aracnóide. Ameninge mais externa é a dura-máter formado por fibras colágenas que a torna espessa e resistente. A dura-máter espinhal envolve toda a medula como se fosse um dedo de luva, o saco dural. Cranial mente continua com a dura-máter craniana, caudamente termina em S2 A aracnóide espinhal se dispõe entre a dura-máter e Apia máter. Compreende um folheto justaposto a dura-máter e um emaranhado de trabéculas, as trabéculas aracnóides, que une um folheto à pia-máter.
A pia-máter é a meninge mais delicada e interna, ela se adere intimamente ao tecido nervoso. Quando a medula termina no cone medular a pia-máter continua se formando o filamento terminal. Em relação com as meninges que envolvem a medula existem 03 cavidades sou espaços epidural, subdural e subaracnóidea. O espaço epidural ou extra-dural situa-se entre dura mater e o periósteo do canal vertebral. Contém tecido nervoso e um grande número de veias. O espaço subdural, situado entre a dura mater e a aracnóide contém uma pequena quantidade de liquido para evitar a aderência das paredes. O espaço subaracnóidea é o mais importante e contém uma grande quantidade de liquor ou liquido cérebro espinhal. A exploração clinica do espaço subaracnóidea é facilitada por certas particularidades anatômicas. O saco dural aracnóide enquanto a medula termina em L2. Entre estes níveis (L2 e S2) o espaço subaracnóidea é maior, contém maior quantidade de liquor. Não havendo perigo de lesão da medula esta ares (L3 e L4) é ideal para a introdução de uma agulha no espaço subaracnóidea.
Retirada de liquor para diagnostico
Medida da pressão do liquor
Introdução da anestésicos raquidianas
Introdução de substâncias qua aumentam o contraste das radiografias.
Meningite: É uma inflamação das meninges , em geral causada por bactérias ou vírus. A aracnóide e a pia-máter são as duas freqüentemente