Matrizes
(Humberto Gesinger)
RESUMO
Uma matriz pode ser definida como uma “tabela” com linhas e colunas usadas principalmente na resolução de sistemas de equações lineares e transformações lineares. Elas tem Classificação quanto ao número de colunas ou linhas.
Palavras-chave: Matriz, Linha, Operações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
1.1 Matrizes
Uma matriz pode ser definida como uma “tabela” com linhas e colunas usadas principalmente na resolução de sistemas de equações lineares e transformações lineares. As linhas são indicadas pela letra “m” e as colunas pela letra “n”, o que permite que a matriz seja representada pela forma m x n.
Figura : representação sobre matriz
Para lidar com uma matriz é importante ter conhecimento das linhas horizontais (linhas) e verticais (colunas) e dominar a identificação dos mesmos.
Exemplo:
Repare que a matriz onde aparecem a11, a12. É o que chamamos de Matriz Genérica. Ela indica o conjunto, as linhas e colunas como AIJ, onde A representa o conjunto, I o número da linha e J o da coluna.
Para montar uma matriz genérica é preciso conhecer apenas a Ordem da matriz. A ordem é representada por dois números e indicam a quantidade de linhas e de colunas (m x n). Numa matriz de duas linhas e três colunas a ordem é 2×3. Conhecendo a ordem basta montar a matriz genérica substituindo I e J pelo número da linha e da coluna.
Para encontrar os valores de uma matriz é preciso ter a Regra de Formação e a Ordem. Com a ordem você elabora a matriz genérica e através da regra de formação atribui valores a cada um dos espaços.
Exemplo:
Figura : sobre como escreve e regra de tal
2 TIPOS DE MATRIZES
2.1 Matriz linhas
Recebe o nome de Matriz linha toda matriz que possui apenas uma linha. O número de colunas é independente. Por exemplo:
1 x 3
2.2 Matriz coluna
Recebe o nome de Matriz coluna toda matriz que possuir apenas uma