Matrizes do povo brasileiro
No tocante ao povo indígena, o Darcy Ribeiro afirma que antes do Brasil existir eles foram a primeira formação de nação e de povo. Apesar do grande esforço dos portugueses em impor a sua cultura aos tais, os índios foram resistentes e a influencia Tupi-Guarani é o legado que o Brasil traz deles. A coexistência pacífica entre o homem e a natureza foi passada aos brancos e podemos notar a oposição dos índios em relação aos outros povos quando tratamos de alienação do trabalho. O índio trabalha para a sua sobrevivência e não para o acumulo de capital, relacionando-se assim com a pacificidade em relação à exploração da natureza. O Banho diário é, para os Brasileiros, a herança mais visível dos indígenas. Com relação ao conhecimento de terapias farmacêuticas, recebemos como herança indígena o conhecimento do uso das ervas e da flora brasileira.
Com relação aos portugueses podemos observar que eles já teriam sido antes influenciados pelos árabes mouros ao seu território e foram eles quem ensinaram aos portugueses a altura Greco-romana. Tal legado (dos mouros árabes) foi trazido ao povo brasileiro e arraigado na linguagem, na arquitetura, no comércio (mercantilista) e etc. Trouxeram para cá a economia agro-pastoril, o cultivo de cana-de-açúcar e de algodão. A arte e a ciência da navegação era uma característica muito forte dos portugueses e com o aprimoramento da tecnologia da navegação da navegação foi que eles conseguiram “descobrir o mundo”.
Ao chegarem ao Brasil e se depararem com os índios houve um choque de realidade e de cultura. Os portugueses trouxeram para cá a religião Católica e a impôs aos índios através da catequese os