Darcy Ribeiro O povo Brasileiro
E bem verdade que esta obra antropológica a bordo a historicidade da formação do povo brasileiro com sua mestiçagem e seu sincretismo cultural singular, que desta mistura resultou a formação do nosso povo.
Curiosidades: Como nos identificamos com essa cultura a mistura étnica herdamos traços e costumes as matrizes de nossa formação sócio-cultural que é automaticamente essa cultura.
Síntese do Filme: O Povo Brasileiro baseado na obra de Darcy Ribeiro, conta como se constitui a identidade nacional brasileira. Através da mistura de raças foi-se constituindo a identidade essa que tem raízes fincadas na figura do índio, do negro, e do português. Que através da mistura de raças resultou em um povo único com identidade própria.
A apresentação composta por artistas recitam textos falados por intelectuais e famosos dentro dessa temática da criação de uma identidade nacional como: Chico Buarque de Holanda, Tom Zé, Gilberto Gil entre outros, sem falar nas citações do próprio Darcy Ribeiro O Povo Brasileiro. Entretanto há citações dos versos se Pero Vaz de Caminha e sua visão dessa terra abençoada.
Mensagem do Filme: Este filme nos mostra a beleza dos principais povos responsáveis pela formação da nação brasileira, no entanto há um grande contra ponto a muitas visões preconceituosas que ainda imperam no país principalmente na figura do índio e do negro. Mostra também as raízes da desigualdade social em que vivemos até hoje.
Contexto Histórico: O filme “O Povo Brasileiro” é um documentário que conta a história sócio-econômico do Brasil da época dos desbravadores. Contudo a mistura de raças do povo brasileiro, Darcy Ribeiro mostra que ela foi sustentado por quatro pilares, que são eles; as matrizes que compuseram o nosso povo as proporções que esta mistura tomou em nosso país as condições ambientais que ela ocorreu, e os objetivos de vida e produção assumidos por cada matrizes. A esses pilares se somam três forças, a economia, a