Equipamentos custo por hora
2/7/2007
EQUIPAMENTOS
10:33
Page 34
Aldo Dórea Mattos
Como calcular custo horário
Orçamentistas ainda encontram dificuldades ao calcular valores horários de máquinas e veículos
P
ACERVO PESSOAL
oderia apostar que dentre todos os capítulos do
TCPO (Tabelas de Composições de Preços para
Orçamentos) o relativo a equipamentos é o menos consultado. Não por falta de importância, mas porque quem recorre ao livro está geralmente em busca de composições de custos unitários de serviços. Além disso, nas empresas é pouco comum se fazer a composição do custo horário dos equipamentos, seja porque usam apenas máquinas alugadas, seja porque os orçamentistas usam tabelas pré-definidas por alguém em alguma época e em alguma circunstância.
Nas empresas onde trabalhei e para as quais tenho feito trabalhos de consultoria, pude constatar que é corrente o desconhecimento sobre como se chega ao custo da hora de um equipamenDepreciação e to. É para jogar luz nessa área tão juros perfazem o pouco dominada da técnica orçachamado custo de mentária que venho abordar sucinpropriedade, tamente as parcelas que entram no enquanto pneus, cálculo do custo horário e a imporcombustível, tância da distinção entre hora produtiva e hora improdutiva. A falta lubrificação e de entendimento leva a erros de operador orçamento e a negociações de precompõem o custo ços e reivindicações contratuais de operação feitas sobre bases equivocadas.
Os custos envolvidos na hora do equipamento são:
Depreciação + Juros + Pneus + Combustível
+ Lubrificação + Operador + Manutenção
Depreciação e juros perfazem o chamado custo de propriedade, enquanto pneus, combustível, lubrificação e operador compõem o custo de operação. A terceira família é, como já diz o nome, o custo de manutenção.
Custos de propriedade
Pode-se definir depreciação como a diminuição do valor contábil do ativo. Quando o construtor adquire um equipamento, ele