plagio
0.1 Introdução
Os equipamentos são grandes responsáveis pela produtividade e qualidade alcançada nas construções pesadas. Devido à aplicabilidade de grande quantidade de equipamentos nesta área e o seu custo expressivo, eles são responsáveis por uma parte significativa do custo da construção. Em geral, dois aspectos devem ser considerados fundamentais: o técnico e o econômico. O aspecto técnico considera a realização com padrões de qualidade e funcionalidades, já o aspecto econômico considera a solução para o problema técnico ao menor custo de implantação possível. Por isso, deve se considerar a necessidade de uma realização de previsão de custo, para que a sua viabilidade seja analisada. Usualmente, a estimativa de preço de um equipamento é feito a partir do seu custo de utilização acrescentado de uma taxa de lucro. A determinação do custo horário de equipamentos apresenta algumas dificuldades devido a grande quantidade de variáveis a serem consideradas ao longo do processo. As metodologias existentes apropriam-se de parâmetros médios já definidos a partir do emprego do equipamento, os quais naturalmente devem ter seus valores reajustados as diferentes condições de uso.(FIGUEIREDO, 2001)
0.2 Conceitos fundamentais de custo e despesa
Custo e despesas são definidos por TISAKA (2011) com bastante propriedade conforme a transcrição a seguir.
“Custo: é todo gasto envolvido na produção: todos os insumos (mão-de-obra, materiais e equipamentos), toda a infraestrutura necessária para a produção (canteiro, administração local, mobilização e desmobilização).“ (TISAKA, 2011)
“Despesa: é todo gasto necessário para a comercialização do produto: gastos com a administração central e financeiros, gasto com pagamentos de tributos.” (TISAKA, 2011) Dos conceitos apresentados, podemos concluir que custo resulta da soma de todos os gastos diretos para a produção do produto ou serviço. Enquanto despesa engloba todos os demais gastos