Darcy Ribeiro O Povo Brasileiro
CURSO DE NUTRIÇAO
COMPONENTES: IANA AMORIM, ANITA MUNIZ, ANA NEVES,
LARA TRASSI, LIVIA VIDAL.
TRABALHO DE ANTROPOLOGIA
VILA VELHA
2014
“O Povo Brasileiro” - Darcy Ribeiro
“Brasil Caboclo”
Darcy Ribeiro considerava a Amazônia o “jardim da terra” em que os diversos povos indígenas possuíam sua própria cultura com hábitos e costumes próprios. Povos estes que não tinham as noções atuais dos conceitos de povo, território ou nação, que se tem atualmente, mas que viviam em harmonia entre si até a chegada dos Europeus.
Quando os Europeus chegaram, eles dominaram a população nativa, impondo aos índios seus costumes, suas crenças e também trouxeram doenças “desconhecidas” que os índios não tinham como combatê-las e nem resistência física para suportá-las. Essas inúmeras doenças (sarampo, cáries dentárias, caxumba, gripes) mataram a grande parte dos índios e os poucos que sobraram foram transformados em escravos para fazer coleta das drogas do sertão, ou então ficaram sobre o controle de jesuítas, carmelitas e franciscanos.
A reação dos índios com esse tratamento provocou a guerra e o afastamento das tribos que antes eram aliadas para refúgios que sabiam que estariam a salvo da escravidão. Com esse súbito afastamento, foram organizadas grandes expedições, para capturá-los. Essas tropas de resgate eram caras e precárias, porque sempre se ocupava mais gente na guerra que no trabalho e matava mais índio do que escravizava, reduzindo-se, assim o contingente humano que deveria aliciar. Com a instalação dos núcleos missionários, houve uma forte imposição dos colonizadores, pois a intenção era usar essa mão de obra diretamente na exploração das drogas do sertão.
O convívio com outras culturas levou a misturas de raças, onde não se sabia mais sua origem, tudo isso se originou através da redução dos aldeamentos, as condições de convívio entre índios de diferentes raças impuseram a