matrizes do pensamento psicologico
AS MATRIZES ACADÊMICAS DO PENSAMENTO
BRASILEIRO: COMTE E MARX
Wilson Santana Silva*
RESUMO
Este artigo procura introdutoriamente apresentar o estabelecimento do
Positivismo e do Marxismo no Brasil. Além de representarem “ações políticas”, esses dois modelos produziram abordagens teóricas, o Positivismo e o Materialismo Histórico, utilizadas para a compreensão dos processos históricos de diversas sociedades. O leitor observará sem muita dificuldade como os dois modelos de “ação política” e as duas “teorias da história” encontraram em nossa sociedade solo fértil para se desenvolver.
PALAVRAS-CHAVE
Cultura brasileira; Teoria da história; Positivismo; Marxismo; Materialismo histórico.
INTRODUÇÃO
Este texto, enquanto parte de pesquisa maior, procura apresentar ao leitor, introdutoriamente, duas matrizes acadêmicas, o Positivismo e o Materialismo Histórico, necessárias para a consolidação da prática de se produzir conhecimento no Brasil. Não caberia aqui investigar a totalidade dos paradigmas. Isto significa que o Paradigma do Historicismo, o Paradigma da Descontinuidade, a Cosmovisão Cristã e o Paradigma da Complexidade serão temas para outros e futuros debates. Ressalta-se que todos são da mais alta importância para a academia.
*
O autor é doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor da Universidade
Presbiteriana Mackenzie e do Seminário Teológico Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição. É
61
WILSON SANTANA SILVA, AS MATRIZES ACADÊMICAS DO PENSAMENTO BRASILEIRO: COMTE E MARX
Essa empreitada seria muito pretensiosa para qualquer pesquisador, como seria inimaginável investigar, por exemplo, as principais filosofias por trás das diversas esferas de conhecimento. Ao mesmo tempo, deve-se considerar que a escolha dessas matrizes não obedece a uma decisão aleatória. Com isso, ao preferências. As escolhas que devem ser feitas podem conter perdas e também ganhos. As