matrizes do pensamento psicologico
Capitulo VII
* O ambientalismo psicológico.
Em meados do século XIX foi encontrada uma inspiração ambientalista na experiência sensorial. Os estudos foram criados a partir da percepção da psicofísica e a psicofisiologia de Helmholtz, ele acreditava que apenas a qualidade da sensação pura e real é que devem ser consideradas sensações.
Mas a maioria das percepções do espaço é a experiência e treinamento através do ambiente. O habito e a memória é produzida através de processos inconsciente e automáticas que não podem ser atribuídos apenas ao fenômeno sensorial.
Independente do ângulo em que vê uma cadeira em todos ângulos em que se olhar ela vai ser uma cadeira, apesar de que cada ângulo terá uma visão diferente mas o ângulo é o mesmo objeto, por uma conclusão inconsciente,e a percepção é irrelevante na detecção do objeto.
No final do século XIX a aprendizagem já não era feita por interpretação para Watson a observação era uma das novas técnicas de observação observar a ajustarão dos organismos, em seus habitats naturais para Watson esse era um novo caminho esse era um novo caminho a percorrer, com essa nova técnica de observação houve uma combinação entre funcionalismo e mecanicismo que caracterizam grande parte da psicologia nos estados unidos.
Para Skinner ambientalismo e empirismo são claro no que se trata se explicito e encoberto, Skinner afirma que a maioria dos reforços são condicionados, cultural e historicamente determinados, quanto, mas contato com reforços mas os comportamentos são apreendidos. ´´ Qualquer estimulo poderia tornar-se um estimulo discriminativo para qualquer resposta e qualquer reforço poderia exercer seus efeitos sobre qualquer resposta que lhe fosse antecedente. `` acredita se que tudo pode ser aprendido.
* O nativismo psicológico.
As tradições racionalistas e nativistas no século XIX revelaram-se na psicofisiologia de J.muller `` energia especifica dos nervos `` que acionados a