Analise de cinzas
Os processos de determinação do conteúdo de cinzas tem grande valor em alimentos, por varias razões. Como a cana de açúcar, por exemplo, que deve ser feita as determinações para a produção de açúcar, devido os problemas causados por alta concentração de minerais no caldo, que causam interferência durante a clarificação e cristalização. A presença de determinados minerais como os carboidratos, na agua pode causar problema de incrustações nas tubulações ou diminuir a eficiência de produtos usados na limpeza e sanitização da indústria.
O método geral para a determinação de cinzas totais utiliza o calor produzido em um forno mufla onde ocorre a destruição total da matéria orgânica presente na amostra, deixando somente os minerais presentes.
Cinzas de um alimento é o nome dado ao resíduo inorgânico que permanece após a queima da matéria orgânica, entre 550 – 570ºC, a qual é transformada em CO2, H2O e NO2, assim sendo, a cinza de um material é o ponto de partida para a análise de minerais específicos. Estes minerais são analisados tanto para fins nutricionais como também para segurança.
O elevado grau de industrialização no processamento de alimentos traz consigo a perda de minerais. Devido ao fato de que muitos minerais são solúveis em água, os alimentos preparados por muito tempo em imersão perdem substancialmente minerais. Para manter o teor de minerais nos alimentos, a forma mais apropriada de aquecimento é com vapor.
Objetivo
Determinar o teor de cinzas em alimentos liquidos e sólidos
Materiais e equipamentos
Forno mufla
Balança analitica
Cadinho de porcelana
Dessecador
Pinça
Açúcar
Procedimento
Pesou-se 4,22 de acúcar em um cadinho de porcelana calcinado e tarado. Começando a ignição lentamente de 200ºC por 30 minutos até que a amostra foi transformanda em massa de carvão.
Levou-se o cadinho para a mufla com auxilio de uma pinça e incinerou-se a