Matriz bcg
FUNDAMENTOS DE MARKETING
HISTÓRICO
A matriz BCG, cujo nome oficial é MATRIZ DE CRESCIMENTO-PARTICIPAÇÃO, foi criada em meados dos anos 60 por Alan J.Zakon , executivo da empresa de consultoria em planejamento estratégico Boston Consulting Group (BCG) e por Willian W. Wommack, executivo da Mead Corporation, uma grande empresa do ramo e papel que estava diversificando seus negócios.
Um executivo da BCG deu sequência ao desenvolvimento da matriz. A partir de estudos relativos à curva de experiência ela foi formalizada através de um arigo publicado por Bruce D. Henderson, fundador do Boston Consultig Group na revista Perspectives, em 1970, editada pelo próprio BCG.
PARA QUE SERVE A MATRIZ BCG
A matriz BCG é uma ferramenta que auxilia os profissionais de marketing e vendas a analisar detalhadamente o portfólio da empresa, identificando aspectos extremamente importantes para a sobrevivência dos produtos no mercado.
Como a matriz trabalha com dois vetores principais (TAXA de CRESCIMENTO e PARTICIPAÇÃO de MERCADO) permite que a empresa consiga visualizar como seus produtos estão distribuídos e quais as chances de manutenção e crescimento de cada um.
Esta análise permite que a empresa tenha uma visão clara do fluxo de recursos da empresa, demonstrando os pontos geradores de recursos e os pontos que apenas estão consumindo estes recursos.
Ela pode ser utilizada para alocar recursos em atividades de gestão de marcas e produtos (marketing), planejamento estratégico e análise de portfólio.
A Matriz BCG é uma das formas mais usuais de representação da integração da empresa com os fatores externos e internos.
A matriz se tornou e ainda é um modelo de carteira de produtos (portfólio) mais utilizado na criação de políticas de investimento e administração de caixa em empresas que comercializam diversos produtos.
COMPONENTES DA MATRIZ BCG
EIXO HORIZONTAL
Identifica a participação relativa de mercado (market share) de cada um dos