Inovação no varejo
UNICARIOCA
CONSEITOS BÁSICOS DE GESTÃO ATIVIDADE SUPERVISIONADA
INOVAÇÃO NO VAREJO
Maio – 2013
Rio de Janeiro - RJ
COMPONENTES
Paula Cristine Moraes
Glaucia Souza de Oliveira Andrade
Wallace Amorim Nery
INOVAÇÃO NO VAREJO.
No varejo, inovação significa a capacidade de captar e entender as mudanças nos desejos e necessidades dos clientes. Inovação tornou-se, ultimamente, uma palavra da moda. No varejo temos visto essa inovação de várias formas, com um peso grande e que as empresas estão investindo muito, na linha de mercadorias, visual, merchandising, perfil e treinamento de equipes, precificação e propaganda. O que move as inovações no varejo é a necessidade de atender os consumidores, mas como essas mesmas necessidades sempre mudam, cabe ao varejo estar sempre em processo de atualização. Mercado Nacional.
Nos últimos anos a classe C vem crescendo pelo processo de distribuição de renda, facilidade de crédito, informações e informatização e o mercado varejista já percebeu isso e procura acompanhar com suas ofertas essas mudanças.
Perfil Familiar.
A mulher hoje tem um papel diferenciado no mercado e ocupa por volta de 45% da força de trabalho, mas as tarefas domésticas ainda tomam muito tempo, portanto a escassez de tempo faz com que necessitem de praticidade e busquem muitas vezes lugares que ofereçam vários serviços em um só lugar. Os autosserviços também estão e continuarão em alta, pois facilitam e agilizam as compras dos clientes assim como as lojas de departamentos que tendenciam voltar. Outro ponto marcante é que as pessoas estão estudando mais, e casando-se mais tarde. Ao casar mais tarde é de se esperar que as pessoas tenham mais planejamento e estejam mais evoluídas na carreira profissional e com estabilidade financeira.
Com mais informações são mais sensíveis ao design, bom gosto e atentas à melhor qualidade dos produtos.
O varejo está atento a essa tendência e já mostra sinais