Matriz BCG
&
Analise PEST
Docente:
Discente:
INTRODUCÃO
Uma empresa precisa estar sempre a buscar inovações, estar actualizada, acompanhando as mudanças do mercado porque a sua sobrevivência depende da capacidade de interacção com ambiente de negócios em que opera. A permanente evolução dos mercados gera múltiplas oportunidades e ameaças potenciais a que as em presas têm que saber dar resposta e os concorrentes que forem menos rápidos e eficazes a adequar-se às tendências do ambiente correm o risco de perder clientes, ou ate mesmo tem que abandonar o negocio.
Muita empresas em especial as de pequena e média dimensão limitam se a produzir e a vender bens, produtos ou serviços aos seus clientes sem todavia ter uma estratégia formulada, estando assim vulneráveis aos efeitos da mudança no ambiente de negócio onde estão inseridas.
A Análise SWOT
Esta análise foi desenvolvida por Kenneth Andrews e Roland Christensen, dois professores da Harvard Business School.
O termo SWOT resulta da conjugação das iniciais das palavras em inglês Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e
Threats (ameaças).
A Análise S.W.O.T. também denominada análise F.O.F.A.. em português, é uma ferramenta estrutural da administração, utilizada na análise do ambiente interno e externo, com a finalidade de formulação de estratégias da empresa. Nesta análise identificamos as Forças e Fraquezas da empresa, extrapolando então Oportunidades e Ameaças internas para a mesma.
As ameaças e as oportunidades estão ligadas ao mercado enquanto os pontos fracos e pontos fortes estão ligados à empresa.
A análise SWOT é uma ferramenta utilizada para examinar uma empresa e os factores que afectam seu funcionamento.
Para fazer uma análise swot é necessário fazer previamente uma análise do mercado e da empresa.
O ambiente interno da empresa
O