Materialismo dialetico
1.1 Origem
O materialismo dialético decorre da união de dois fenômenos: o materialismo que é a existência do mundo independente da vontade humana e a dialética ( dialektiké = debater ) que é baseado no processo de debater, de argumentar; é uma arte de desvincular a falsidade e chegar a verdade. Tem como objetivo buscar explicações coerentes, lógicas e racionais para os fenômenos como um todo, significa a superação do materialismo pré-marxista.
Talvez uma das ideias mais originais do materialismo dialético seja a de haver ressaltado, na teoria do conhecimento, a importância da pratica social como critério de verdade. E ao enfocar historicamente o conhecimento, em seu processo dialético, colocou em relevo a interconexão do relativo e do absoluto. Desta maneira, as verdades cientificas , em geral, significam graus do conhecimento, limitados pela historia , mas , como já dissemos em outro lugar, este relativismo não significa reconhecer a incapacidade de o ser humano chegar a possuir a verdade. (Triviños, 2011, p.51)
O materialismo surgiu no século XIX tendo como fundadores o Karl Marx e Friedrich Engels, tendo como influencia o materialismo histórico.
1.2- Influencia do materialismo dialético
O materialismo dialético é uma maneira de pesquisar que leva em consideração a movimentação, a mutação que a historia carrega , levando ao desenvolvimento do fenômeno social. No processo de transformação social é que surge o homem, nascendo uma necessidade de sobrevivência, a consciência é formada pela relação com a realidade, há o processo de apropriação do conhecimento na pratica social, o conhecimento tem cunho emancipatório, libertador, sendo o conhecimento cientifico o superior, na sociedade é que o homem passa a desenvolver a cultura.
A realidade influencia os órgãos do sentindo, a linguagem e o ato de trabalhar estão relacionados com o desenvolvimento da consciência, a ciência é um conhecimento neutro, o homem enfrenta