material requirement planning
Curso de Engenharia Mecânica – Turma B
ATPS
MECÂNICA APLICADA
ENGRENAGENS CILÍNDRICAS DE DENTES EM V
1. Introdução A engrenagem em “V” ou engrenagem bi-helicoidais ou espinha de peixe, foi desenvolvida pelo engenheiro André Gustave Citroën, a qual inspirou o símbolo dos automóveis da marca Citroën. Sua primeira criação foi adaptada através da criação de um parente, onde este tinha desenvolvido duas engrenagens de madeira. Citroën, portanto, desenvolveu essas engrenagens com aço e patenteou-a.
Definição
Define-se engrenagem como sendo um elemento de máquinas capaz de aumentar ou reduzir velocidade ou alterar o sentido ou direção de determinado equipamento, por exemplo, uma ponte rolante. Quando se tem duas engrenagens, sendo uma maior do que a outra, entende-se que a maior é a coroa e a menor, o pinhão.
Funcionamento
A transmissão de movimentos rotativos entre eixos consiste de dois cilindros onde são usinados os dentes. Deve atender a algumas características, dentre a principal a de que não haja diferença de velocidades nos pontos em contato quando da transmissão do movimento. Se isso ocorrer, haverá perda do contato ou travamento. Portanto, o módulo das engrenagens deve ser igual, e o contato dos dentes de ambas deve ocorrer no diâmetro primitivo.
Aplicação
Máquinas e equipamentos em geral e principalmente nas indústrias.
(ilustração: engrenagens bi-helicoidais ou em “V”)
Conclusão Como dizem “a engrenagem move o mundo”, esses elementos transmissores de potência, são essenciais aos seres humanos, facilitando o trabalho, aumentando a produção, com redução de energias. E a engrenagem tipo “V” também tem esse papel destacado nessas atividades. Contudo, verifica-se, a parte, a questão da oportunidade, pois o detentor da patente da engrenagem cilíndrica em “V”, conhecida mundialmente, foi o engenheiro André Citroën, mas na verdade quem descobrira fora um parente seu que não a