material amorfo
Distribuição com Núcleo Amorfo
M. A. Bini e M. Moraes, CPFL; M. L. B. Campos, A. C. de Silos e F. A. Salotti, IEE/USP; B. A. Luciano, DEE/CCT/UFPB
Resumo - Este artigo apresenta o resultado do 1o. Ciclo do Projeto com título em epígrafe, do PAP&D da CPFL do ano de 1999, vinculado à ANEEL.
O Projeto consiste na construção de oito unidades de transformadores trifásicos com núcleo amorfo, realização de ensaios em laboratório, instalação em redes aéreas de distribuição e monitoração das perdas e suportabilidade aos efeitos de sobrecorrentes e sobretensões existentes nessas redes, fornecendo subsídios para elaboração de especificação própria do produto e identificar as melhores aplicações tecnico-econômicas. Visa também atestar a capacitação das indústrias nacionais na fabricação do produto, com o desenvolvimento de unidades de transformadores trifásicos de 45kVA e 75 kVA, a especificação dos equipamentos de medições e monitoramento das grandezas dos trafos quando instalados, além das estruturas, locais e critérios de montagem desses transformadores. Considerando dados já disponíveis de medições de campo, são apresentados alguns resultados e as conclusões parcialmente obtidas.
Palavras-chave - Eficiência energética; Núcleo amorfo; Transformador.
I - INTRODUÇÃO
Os resultados experimentais, até então obtidos com os protótipos de transformadores monofásicos montados com núcleo de material amorfo (TDMA), têm confirmado o desempenho superior destes equipamentos quando comparados com transformadores de valores nominais idênticos, porém construídos com núcleos de FeSi convencionais, particularmente no que se relaciona à corrente de excitação e às perdas em vazio.
Quanto aos transformadores trifásicos, o presente estudo em desenvolvimento pretende avaliar a estabilidade das perdas ao longo do tempo e nas condições normais de funcionamento,