Materiais amorfos
Materiais
Materiais Amorfos
Alotropia e Polimorfismo
Professora: Edna Conceição Rocha Alves
Vitória, 2014
Ciência e Tecnologia dos Materiais
Materiais Amorfos
Se até neste momento você tinha conhecimento de apenas três estados físicos: sólido, líquido ou gasoso, conheça agora uma variação do estado sólido da matéria, conhecido como amorfo.
Material amorfo ou substância amorfa é a designação dada à estrutura que não têm ordenação espacial a longa distância (em termos atômicos), como os sólidos regulares.
Para um material ser considerado como sólido regular é preciso que tenha uma estrutura cristalina definida, que corresponde a um posicionamento dos átomos que o compõe. Os materiais amorfos não apresentam forma geométrica definida, podem apresentar até certa rigidez como os sólidos comuns, mas seus átomos não se encontram em organização espacial (a nível microscópico).
Ciência e Tecnologia dos Materiais
Entre eles destacam-se os plásticos, os vidros, os sabões, as parafinas e muitos outros compostos orgânicos e inorgânicos. A disposição interna dos componentes materiais dos sólidos amorfos é em grande parte aleatória, semelhante à dos líquidos.
A propriedade mais destacada dos sólidos amorfos é a falta de um ponto fixo de fusão, de modo que sua passagem para o estado líquido se verifica ao longo de um intervalo de temperaturas durante o qual adotam o chamado estado plástico.
Algumas das aplicações dos vidros e dos materiais plásticos derivam de sua qualidade de serem facilmente moldáveis quando submetidos a aumentos de temperatura. Por definição, um material apresenta estrutura amorfa se quando resfriado a partir do líquido, exibir um aumento contínuo de sua viscosidade. Outra forma de diferenciar o processo de formação da estrutura cristalina
(cristalização) da estrutura amorfa (vitrificação) é a medida de variação de volume durante o resfriamento do material líquido.
Ciência e