materiais
2013
1-Introdução
As construções civis são constituídas de vários tipos de elementos, sendo que cada um tem sua finalidade, e um dos principais são os blocos cerâmicos que serão o foco deste relatório.
Blocos cerâmicos são os componentes construtivos utilizados em alvenaria. Apresentam furos de variados formatos, paralelos a qualquer um dos seus eixos. São feitos artificialmente pela modelagem, secagem e queima de argila ou misturas contendo argila.
Os blocos cerâmicos são utilizados desde 4.000 A.C. pelos homens, os materiais cerâmicos se destacam pela sua durabilidade, além da abundância da matéria-prima utilizada, que é a argila. Não se sabe exatamente a época e o local de origem do primeiro tijolo. Durante muito tempo sendo utilizados, foram criados metódos melhores para sua utilização e fabricação conforme os anos se passavam, uma das principais funções é na alvenaria, exemplificada na figura 1.1.
Figura 1.1 – exemplo de uso de blocos cerâmicos.
Hoje a modelagem ocorre por extrusão, onde a massa de argila umida é pressionada por um molde que vai dar a forma para o bloco cerâmico, formando uma coluna que depois será cortada por um cortador automático em um tamanho estipulado.
Depois dos corte feitos os moldes são colocados em secagem natural para poder diminuir a umidade dos blocos de maneira lenta, evitando assim trincas. Já com a umidade baixa é feita a queima, com fornos em torno de 900 a 1400 graus Celsius.
Os blocos cerâmicos são divididos basicamente em dois grupos, os blocos de vedação e os blocos estruturais:
- Bloco de vedação: são aqueles destinados a execução de paredes que suportarão o peso próprio, geralmente utilizados com furos na horizontal e com atual tendência ao uso com furos na vertical.
- Blocos estruturais: sõ aqueles que além de exercerem a função de vedação, também são destinados a execução de paredes que constituirão a estrutura resistente da edificação