materiais
Neste trabalho, foi apresentado um modelo de galpão de pré-moldado e todo seu calculo de dimensionamento da estrutura, juntamente com os cálculos de carga da construção.
No primeiro momento foi apresentado todos os integrantes do grupo, dando continuidade a apresentação com a parte histórica dos pre-moldados que se resume no avançoi dos pré-fabricados no brasil.
O avanço se da quando a norma produzida pela Associação Brasileira de normas Técnicas (ABNT) que fixa as condições exigíveis, no projeto, para a execução e controle de estruturas pré-fabricadas de concreto armado ou protendido. Ela se aplica, segundo a entidade, também a estruturas mistas: aquelas construídas parcialmente de elementos pré-fabricados e moldados no local. Ao pormenorizar a finalidade do trabalho, a ABNT assinala que o objetivo imediato da norma é o uso de estruturas pré-fabricadas em edifícios. Suas prescrições podem, entretanto, ser usadas, desde que pertinentes, no projeto e execução de estruturas para fundações, obras viárias e demais elementos de utilização isolada.
Em sequência tipos de pré-moldados foi mostrado e suas aplicações no mercado brasileiro.
Foi dado inicio a apresentação dos cálculos com a carga do telhado de 408KN para uma área de 108,324 m². Em seguida a carga das vigas de 411,47KN distribuídas em cargas iguais para 17 unidades.
Dando continuidade as cargas, temos a dos pilares com peso próprio de 4,68KN para cada um dos 12 pilares de seção 25cmx25cmx3m.
Tendo essas informações podemos calcular o dimensionamento das sapatas sabendo que o solo suporta 2,5KG/cm².
Obtemos os seguintes cálculos:
1m²-----------2,5KG
X---------------7000kg= a carga total obtida em cada pilar somado com seu peso próprio.
X=2800cm²=podemos dimensionar uma sapata quadrada de 55cmx55cmx50cm, que terá um peso próprio de 3,78 KN.
Dessa maneira podemos concluir que os cálculos de área, cargas e esforço, é extremamente