Relatório de Instalações Elétricas Prediais
Introdução 4
Objetivo 5
Revisão Teórica 6
Materiais 7
Procedimentos 7
Conclusão 10
Referências Bibliográficas 11
Introdução
Neste relatório, serão descritos procedimentos da prática realizada em laboratório sobre a montagem de circuitos elétricos comandados por interruptores. Nesta, são observadas as devidas formas de se efetuarem ligações que permitem o comando do circuito através de interruptores simples, paralelos e intermediários.
Objetivo
Montar e testar circuitos elétricos comandados por interruptores simples de uma, duas e três teclas, paralelos e intermediários.
Revisão Teórica
Um circuito elétrico é a ligação de elementos elétricos, tais como resistores, indutores, capacitores, fontes de tensão, e interruptores, de modo que formem pelo menos um caminho fechado para a corrente elétrica. Um circuito elétrico simples sempre apresenta uma fonte de energia elétrica, um aparelho elétrico, fios ou placas de ligação e um interruptor para ligar e desligar o aparelho. Estando ligado, o circuito elétrico está fechado e uma corrente elétrica passa por ele.
Para a prática em laboratório, foram utilizados:
Interruptores simples de 1, 2 e 3 seções: dispositivos simples, usados para abrir e fechar circuitos elétricos. As seções são a quantidade de teclas que possuem, as quais são as responsáveis pela função do interruptor.
Interruptores paralelos (Three-Way): utilizado quando se deseja acionar uma lâmpada, ou um conjunto de lâmpadas, através de dois pontos distintos, evitando que o usuário tenha de retornar a um determinado ponto para desliga a lâmpada. É utilizado sempre aos pares.
Interruptor intermediário (Four-Way): utilizado quando se deseja acionar uma lâmpada, ou um conjunto de lâmpadas, através de três ou mais pontos distintos. É utilizado sempre entre os interruptores paralelos.
Lâmpadas incandescentes e fluorescentes: dispositivos elétricos que transformam energia elétrica em energia luminosa e energia térmica. As lâmpadas