Materiais
= ações no Sistema Mercúrio;
= andamento e instrução do processo.
= Questão que afeta o andamento da compra
Fase 0 – Esboço
Compras seleciona as requisições, define a modalidade (embasamento legal) da compra, origem do recurso (opcional), tipo de empenho (opcional), nº de parcelas, se haverá contrato e os prazos de entrega, pagamento e validade da proposta), efetua a pesquisa prévia de preços, a cadastra no Mercúrio e encaminha à Contabilidade.
Ainda não existe processo.
Fase 1 – Início da Compra
Contabilidade verifica as informações cadastradas e complementa ou retifica a origem do recurso, tipo de empenho e parcelas. Encaminha para autorização do Diretor.
Ainda não existe processo.
Fase 2 – Autorização
Diretor (ou Assistente) analisa o pedido, verifica os preços e demais condições. O pedido pode ser aprovado, negado ou alterado. No caso de alterações volta para a fase 1 e, se negado, o pedido é cancelado. Nesta fase também é determinado se a compra será por adiantamento.
Ainda não existe processo.
(B) – O prazo de pagamento é inferior a 28 dias? Sim: o pedido deverá ser submetido à inspeção do DF (Fase 3 - apenas no Mercúrio) para aprovação. Não: segue-se direto para a fase 4.
Obs: No caso de receita própria não é necessária a autorização do DF.
Fase 3 – Autorização de prazo de pagamento inferior a 28 dias
DF analisa a compra e o prazo de pagamento. Caso o pagamento seja autorizado em prazo inferior a 28 dias, segue-se para a fase 4, caso contrário retorna-se à fase 2. Não se aplica a compras efetuadas com receita própria.
Fase 4 – Reserva
Contabilidade verifica (e pode alterar) os parâmetros da compra (embasamento, tipo de empenho e recursos), faz a reserva e libera a compra para a abertura do processo. Nessa fase o sistema dá um número seqüencial por modalidade (embasamento), p/ ex. Convite 09/2000, Tomada de Preços (01/2000) etc).