Materiais
AFERIÇÃO DA MÁQUINA DE TRAÇÃO ZDTE-30
1 - INTRODUÇÃO
Um bom conhecimento de materiais é importante não só para quem projeta ou constrói como para aquele que simplesmente realiza manutenção de equipamento mecânico.
É com o conhecimento das propriedades dos materiais que podemos escolher os fatores de segurança e estes influem decisivamente na parte econômica do projeto.
Para obter-mos estas propriedades necessitamos de diversos ensaios e para que os valores encontrados sejam confiáveis é primordial que os equipamentos estejam em condições de leitura.
São condições imprescindíveis para um ensaio adequado:
a) Instrumentos confiáveis – Para que um instrumento seja confiável é obrigatório sua aferição periódica.
b) Operador capacitado – Deve-se contar sempre com um operador treinado e capacitado a operar o equipamento.
c) Normas – Elaboram-se normas com o objetivo de regulamentar a qualidade, a classificação, a produção e o emprego dos diversos materiais.
d) Procedimento – Para cada ensaio é imprescindível seguir um procedimento adequado para viabilizar, facilitar e poder reproduzir resultados.
e) Registros – É também necessário se ter registros organizados de todos os ensaios realizados para uma correta avaliação dos resultados.
2 – PROCEDIMENTO DE ENSAIO
Aferição dos valores nominais fornecidos pelo equipamento por intermédio de um dinamômetro padrão tipo KMBM.
2.2 – MATERIAIS UTILIZADOS
2.2.1 – Anel dinamométrico
Com dispositivo mecânico de medição. fabricante: KMBM origem: Alemanha
carga: mínimo: 6t máximo: 60t solicitação: tração compressão 2.2.2 – Máquina de tração
referência: ZDTE/30 fabricante: WPM origem: Alemanha solicitação: resistência à tração dimensões: comprimento = 4m largura = 1,5m altura = 3,5m peso: 3.300Kg velocidade de trabalho: avanço do êmbolo em direção de tração e de pressão = 0 a 100mm/min funcionamento: com uma bomba de alta pressão embutida